IMPORTÂNCIA DA HIDRATAÇÃO PARA O IDOSO

IMPORTÂNCIA DA HIDRATAÇÃO PARA O IDOSO

É comum ouvir que o idoso não sente sede ou que não gosta de beber água. Essa realidade está ligada ao processo do envelhecimento, por alterações fisiológicas. Alguns idosos apresentam declínio cognitivo decorrente à demência, o   que pode resultar em uma menor ingestão de água. Esta por sua vez, pode levar o idoso à desidratação, ou apresentar algumas alterações como: infecção do trato urinário, doenças bucais, distúrbios bronco pulmonares, calculo renal, constipação, apatia e períodos de confusão, agravando seu estado de saúde.

DICAS PARA MANTER O IDOSO HIDRATADO:

  • Oferecer líquidos a cada 2 horas;
  • Em caso de recusa de água, ofereça suco de frutas da preferência do idoso ou água aromatizada, com rodelas de laranja, morango, abacaxi, maça ou hortelã, assim a água fica saborosa, agradando o paladar do idoso;
  • De preferência a alimentos ricos em líquidos, como frutas;
  • Ofereça sempre líquidos em uma temperatura agradável para o idoso;

Importante: Não substitua a água natural ou suco de frutas por refrigerantes.

O Lar Sant’Ana (Alto de Pinheiros) pensando na importância da hidratação para o idoso, realiza campanha da hidratação oral.

Com auxilio da equipe de cuidadores de idosos, em três horários durante o dia, os profissionais ofertam água para todos os idosos. Assim além de ingerir líquido, o idoso toma consciência sobre a importância de se manter hidratado.

 

Enf. André Santos da Silva
Nutr. Christiane Portes