DEPRESSÃO EM IDOSOS

DEPRESSÃO EM IDOSOS

A saúde mental é indispensável para o bem estar geral do indivíduo e da sociedade. A depressão é uma doença psiquiátrica crônica, prevalente e bastante discutida em nosso meio. A depressão em idosos é comum, com taxas de prevalência variando entre 4,8 e 14,6% em idosos da comunidade.

Mais do que apenas um a sensação de tristeza intensa, a depressão não é uma fraqueza ou falta de disciplina, nem é algo que o paciente possa simplesmente resolver apenas com a vontade própria, nem tão pouco, uma consequência normal do envelhecimento.  É uma doença psiquiátrica que requer tratamento e acompanhamento em longo prazo. Para o diagnóstico da depressão é necessário estar presente um conjunto de sintomas e manifestações clínicas que compõem os critérios diagnósticos estabelecidos.

O diagnóstico desse transtorno em idosos é mais difícil, pois as manifestações clínicas de depressão em idosos apresentam considerável diversidade, o que pode atrasar o diagnóstico e tratamento. Eles frequentemente apresentam mais comumente sintomas ansiosos, irritabilidade, queixas de memória e fadiga em comparação a sintomas como humor deprimido, tristeza e incapacidade de sentir prazer em atividades habitualmente agradáveis.

O tratamento da depressão visa à supressão dos sintomas depressivos, redução do risco de recidiva e recorrência, a melhora cognitiva e funcional e o apoio para que os idosos possam lidar com as suas dificuldades. Os tratamentos disponíveis são baseados em psicoterapia, tratamento farmacológico (psicofármacos), em alguns casos específicos, eletroconvulsoterapia e estimulação magnética transcraniana.

Associado aos tratamentos citados, mudanças no estilo de vida, como participação em atividade física, social e religiosa podem trazer benefícios significativos na remissão dos sintomas. É de muito importante compreender o indivíduo como sujeito biopsicossocial, pois, somente assim é possível compreender e diferenciar sintomas e tratamentos de forma individualizada.

 

Dra. Lessandra Chinaglia